ISBN: 978-65-84885-41-7
DOI: 10.29327/5437697
Descrição: O livro busca explicar a importância da reflexão sobre a educação em seus diversos aspectos, destacando a necessidade de compreender essa construção para promover um ensino mais equitativo. Por meio das análises e compartilhamento de conhecimento presente na obra, almeja-se oferecer uma abordagem didático-pedagógica alinhada às demandas do século XXI.
Em um contexto de transformações sociais, a obra destaca a relevância de repensar as práticas educacionais e metodológicas para tornar o currículo mais atrativo e engajador para os estudantes. Diante das perspectivas de ampliação das aprendizagens na educação brasileira, a produção intelectual contribui para uma compreensão mais ampla e democrática da educação.
A inspiração por trás do livro surge da necessidade de promover reflexões sobre como tornar a educação mais motivadora e empoderadora, por meio da elaboração de projetos de pesquisa inovadores que tenham um impacto social positivo. A obra busca estimular a reflexão sobre percursos educacionais empreendedores, alinhando o ensaio teórico à prática, visando a construção de uma cidadania global.
A metodologia empregada na obra envolve uma abordagem reflexiva e analítica sobre as práticas educacionais, buscando traçar caminhos para uma educação mais democrática e equitativa. O livro propõe uma didatização metodológica que promove a reflexão sobre como melhorar as práticas educacionais, tornando-as mais atrativas e eficazes para os estudantes, com foco no século XXI.
Neste livro, dividimos nossa abordagem em duas partes distintas, cada uma delas focando em temas específicos. A primeira parte, denominada "Formação Docente, Ciências e Matemática", concentra-se em questões relacionadas à formação de professores, bem como ao ensino das disciplinas de Ciências e Matemática. Os artigos nesta seção exploram diversos aspectos importantes, como os diferentes sentidos atribuídos aos saberes docentes e a aplicação de metodologias específicas na formação de professores. Além disso, são discutidos temas como o pensamento computacional, o ensino de construções geométricas e os desafios enfrentados na formação de professores em relação às avaliações externas.
Na segunda parte deste livro, intitulada "Cultura Digital e as Novas Tecnologias", exploramos o impacto das tecnologias digitais no contexto educacional. Os artigos desta seção fornecem uma análise aprofundada sobre como a cultura digital e as novas tecnologias estão influenciando o ensino e a aprendizagem. Os temas discutidos incluem a relação entre a cultura digital e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma revisão sistemática da literatura sobre mineração de dados educacionais e a utilização da realidade aumentada e do software GeoGebra para aprimorar o ensino de Geometria Espacial.
O livro é destinado a educadores, pesquisadores e profissionais da área da educação interessados em promover reflexões sobre as práticas educacionais e metodológicas, visando aprimorar o ensino para o século XXI. Além disso, é útil para estudantes universitários e acadêmicos que buscam compreender as transformações sociais e os desafios enfrentados na construção de uma educação mais equitativa e engajadora.
Desejamos uma excelente leitura, esperando contribuir para o fortalecimento da educação. Buscamos oportunizar novas abordagens científicas e realçar a experiência de aprendizado, acompanhando as diversas construções educacionais em suas diferentes vertentes.
Organização: Francisco Antonio Nascimento; Ansselmo Ferreira dos Santos; Bárbara Micaela Pereira de Araújo Rocha; Denilson de Souza Santos; Renato Henrique da Luz e Eduardo Mauch Palmeira
Autores: Adeicio Machado dos Santos; Adonias Soares da Silva Júnior; Alexandro Gularte Schafer; Ansselmo Ferreira Dos Santos; Bárbara Micaela Pereira de Araújo Rocha; Claison Maldonado das Neves; Cleuton Veras de Medeiro; Danila Síria Silva Ferreira; Denilson de Souza Santos; Eduardo Mauch Palmeira; Eliane Carvalho Vidal Dias; Fernando Rodrigues Nascimento; Francisco Antonio Nascimento; Hudson Sérgio de Souza; Inácio Muniz Franco Neto; Lucas Alves de Oliveira Lima; Reginaldo Epifânio de Sousa; Renato Henrique da Luz.
Capítulos
PARTE I – FORMAÇÃO DOCENTE, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Capítulo 1
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AOS SABERES DOCENTES E A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI: IMPLICAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Francisco Antonio Nascimento; Ansselmo Ferreira Dos Santos; Bárbara Micaela Pereira de Araújo Rocha; Cleuton Veras de Medeiro
DOI: 10.5281/zenodo.13926378
Capítulo 2
SABERES E SENTIDOS: REFLEXÕES SOBRE A SEMANA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Denilson de Souza Santos; Adelcio Machado dos Santos; Lucas Alves de Oliveira Lima; Adonias Soares da Silva Júnior; Bárbara Micaela Pereira de Araújo Rocha
DOI: 10.5281/zenodo.13926386
Capítulo 3
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SUA RELAÇÃO COM A BNCC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Reginaldo Epifânio de Sousa; Adeicio Machado dos Santos; Ansselmo Ferreira dos Santos; Inácio Muniz Franco Neto; Eliane Carvalho Vidal Dias; Bárbara Micaela Pereira de Araújo Rocha
DOI: 10.5281/zenodo.13926390
Capítulo 4
O ENSINO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICA E FORMAÇÃO DOCENTE: UM CONTRIBUTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA
Francisco Antonio Nascimento; Fernando Rodrigues Nascimento; Reginaldo Epifânio de Sousa; Ansselmo Ferreira dos Santos; Claison Maldonado das Neves
DOI: 10.5281/zenodo.13926398
Capítulo 5
OS DESAFIOS E DILEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ESTADO DO CEARÁ, COM DESTAQUE PARA O SPAECE-ALFA
Francisco Antonio Nascimento; Reginaldo Epifânio de Sousa; Ansselmo Ferreira Dos Santos; Claison Maldonado das Neves
DOI: 10.5281/zenodo.13926410
PARTE II CULTURA DIGITASL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Capítulo 6
A RELAÇÃO ENTRE A CULTURA DIGITAL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ
Ansselmo Ferreira Dos Santos; Francisco Antonio Nascimento; Eduardo Mauch Palmeira; Bárbara Micaela Pereira de Araújo Rocha
DOI: 10.5281/zenodo.13926416
Capítulo 7
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS
Francisco Antonio Nascimento; Hudson Sérgio de Souza; Renato Henrique da Luz; Alexandro Gularte Schafer; Inácio Muniz Franco Neto; Danila Síria Silva Ferreira
DOI: 10.5281/zenodo.13926420
Capítulo 8
A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA E DO SOFTWARE GEOGEBRA NO APRIMORAMENTO DO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Francisco Antonio Nascimento; Alexandro Gularte Schafer; Renato Henrique da Luz; Fernando Rodrigues Nascimento
DOI: 10.5281/zenodo.13926430
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK